Retornar Retornar

Palavras de Atitude (17/7/2006) – Ano 1 9

Envio estas palavras visando uma meta.

Meta: Eleger o candidato NOSSA SAÚDE.

Estratégia: Propaganda para um projeto de vida feliz.

 

Para todos aqueles que estiverem lendo esta mensagem meu desejo é que todos tenham uma vida repleta de felicidades, alegria e saúde.

 

A finalidade da vida é SERMOS FELIZ.

De José Augusto.

A vida é o patrimônio que recebemos ao nascer, o qual nós devemos conservar, ao máximo, durante toda nossa vida.”

 

Posicionando-se no objetivo

Antes de tudo desculpem-me todos aqueles que estão lendo os textos e, certamente, têm muito mais experiência de vida, e muito mais conhecimento do que eu, pela forma com que tenho me expressado nos textos. Algumas vezes fazendo colocações muitas tão óbvias para alguns, mas quero deixar claro que, atualmente, como eu estou dirigindo estas palavras para um conjunto de disjunto de pessoas, jovens, adultos, e que apresentam uma pequena interseção. Os elementos deste conjunto são de diferente nível intelectual e de conhecimentos distintos.

Mas como tudo na vida tem início, meio e fim, e como neste caso eu comecei pelo texto “Palavras de Amor” onde eu mostrei que apesar de estar com 58 anos de idade, eu apresento um vigor físico excelente, isto mostrado através da última Maratona que eu concluí, então, a partir daí tudo começou. Neste aspecto eu posso dizer que são poucos que conseguem ou venham a alcançar este patamar, porque talvez não tenham achado ou não achem o caminho correto. Então, me senti na obrigação de mostrar o caminho que estou seguindo, para então, todos aqueles que acharem e entenderem que este é o melhor caminho, possam seguir comigo a meta dos 100 anos com todas as habilidades físicas e mentais funcionando perfeitas.  

Com estas palavras eu estou deixando claro qual o significado desta minha grande vontade de escrever com freqüência textos e enviar a todos do meu relacionamento. Iniciei no dia 07/07/2006, logo após a Maratona, e escrevi diariamente, só interrompendo ontem 16/07,  aniversário de minha esposa. Para ver a importância do que eu estava fazendo e iniciar uma organização no trabalho e facilitar a todas as pessoas o acesso, colocando disponível na Internet na Minha Página  todos os textos que estou produzindo sob o título Propaganda para o Candidato NOSSA SAÚDE .

Muitos dos que lêem os textos tiveram durante muito tempo um relacionamento muito próximo a mim, e podem estar achando interessante ou estranho o que eu estou fazendo, mas achei necessário, neste momento, fazer isto, mesmo que poucas pessoas possam levar a sério esta minha atitude.

Não desisto e vou continuar enviando enquanto eu verificar que estou sendo útil e importante para alguns.

Após este preâmbulo chato vamos em frente.

 

Mudança de atitude

Como adquiri o hábito de consultar o dicionário Aurélio para o emprego correto de uma palavra com suas diferentes acepções, procurei pela palavra “atitude” eu encontrei:

S. f.

 1.        Posição do corpo; porte, jeito, postura. Ex.: Mantém-se ereta em atitude elegante. 

 2.        Modo de proceder ou agir; comportamento, procedimento. Ex.: Qual a sua atitude em face do desafio?  

 3.        P. ext.  Afetação de comportamento ou procedimento. Ex.: Sua cordialidade é pura atitude.  

 4.        Propósito, ou maneira de se manifestar esse propósito. Ex.: A atitude das Nações aliadas na II Guerra Mundial foi de hostilidade ao Nazismo.  

 5.        Reação ou maneira de ser, em relação a determinada(s) pessoa(s), objeto(s), situações, etc. Ex.: Sua atitude negativa revela-lhe o desequilíbrio psíquico. 

 6.        Astron.  Posição de um foguete, míssil ou satélite artificial, determinada pela direção de seu eixo principal em relação a um dado sistema de coordenadas.

 7.        Mar. G.  Bras.  Orientação do eixo longitudinal do projétil, ou de um dos três eixos do míssil guiado, em relação a uma referência preestabelecida. 

 8.        Orientação de uma aeronave determinada pela relação de seus eixos com uma linha de referência ou um plano de referência, mas não necessariamente horizontal.

 

No texto que escrevi sob título Palavras Nutritivas, último texto enviado, eu coloquei à disposição o artigo Pirâmide Alimentar , que mostra a importância da alimentação para a nossa saúde, e neste texto eu colocarei o foco na importância da parte física, para então chegarmos à fórmula simples da longevidade, conforme texto Palavras de Longevidade, que é a seguinte:

LONGEVIDADE = 50% ESTILO DE VIDA + 20% AMBIENTE + 30% HERANÇA GENÉTICA.

Onde, ESTILO DE VIDA = PRÁTICA DE EXERCÍCIO + ALIMENTAÇÃO CORRETA.

Como já tratamos de ALIMENTAÇÃO CORRETA, vamos falar sobre PRÁTICA DE EXERCÍCIO.

 

Um pequena história

Eu desde a infância, morando no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, em uma casa, tive muito incentivo ao esporte, pois meu pai, que também foi esportista, remador de esquife, nadador, professor de Judô e Jiu-Jitsu, tornou disponível na nossa própria residência todo um ambiente esportivo, desta forma desde cedo até a Universidade pratiquei bastante esporte.

Desta forma, digo que o meu corpo foi estruturado com uma base esportiva, esta talvez seja a razão de aos 56 anos de idade eu ter ingressado em competições de corrida. Então, mais uma vez, quero mostrar para todos os jovens a importância de se construir uma base esportiva sólida na juventude, isto possibilitará no futuro o retorno mais fácil ao esporte.

Sempre dizemos que é muito mais fácil aprendermos tudo quando criança, pedalar uma bicicleta, nadar, e outras atividades esportivas.

 

Importância do exercício físico

Eu quero passar adiante, para as futuras gerações, a importância da dedicação ao esporte desde cedo, pois, futuramente, quando quisermos voltar a alguma atividade esportiva será mais fácil, é claro que também existe a possibilidade de pessoas da minha faixa etária, voltarem a praticar esporte, isto é, começarem a fazer exercícios regularmente de forma a aumentarem a parcela ESTILO DE VIDA, que irá contribuir para uma vida mais longa e mais saudável.

Eu compreendo, que na sociedade competitiva em que vivemos uma parcela muito grande de pessoas, ao entrar no mercado de trabalho, começa a receber uma cobrança profissional muito grande, a carga de trabalho vai aumentando, mais ainda pelo fato, de na faixa de 23 a 35 anos, eu diria, assumirmos uma responsabilidade familiar, e assim na vida em família, as prioridades se alteram e não podemos mais colocar o “eu” primeiro, e uma das primeiras atividades que abandonamos são as esportivas, comigo ocorreu desta forma.

Na minha fase dos 25 aos 43 anos, eu por várias vezes iniciava uma academia, freqüentava por algum tempo e interrompia, cheguei a nadar no clube em Botafogo/RJ, por algum tempo e interrompi.

Aos 44 anos, pelo fato de estar morando em Niterói, e estar trabalhando em Botafogo, e devido ao congestionamento na hora do rush, eu resolvi ficar mais tempo no Rio, até melhorar o trânsito, para então retornar mais tarde para casa, e me interessei em conhecer e iniciar um novo esporte, que ainda não havia praticado.

Comecei numa academia do Shopping Rio Sul, a praticar este esporte, que é uma arte marcial denominada TAEKWONDO, e logo que conheci em mais detalhes eu me entusiasmei, pois tive a sorte de iniciar com um excelente professor, que mais tarde tornou-se muito meu amigo, e que incentivava bastante. Pratiquei este por esporte por uns 3 anos no Rio. Agora com 58 anos resolvi voltar a praticá-lo.  

Sendo uma arte marcial milenar com princípios morais exemplares, com sua origem na Coréia, e tendo-se que prestar o 

Juramento: Eu prometo:

1.      Observar as regras do Taekwondo

2.      Respeitar o instrutor e meus superiores

3.      Nunca fazer mau uso do Taekwondo

4.      Ser campeão da Liberdade e da Justiça

5.      Construir um mundo mais pacífico

Imagine desde cedo uma criança colocar este Juramento como base nos seus princípios morais!

Mais ainda

Espírito do Taekwondo:

1.      Cortesia – ter respeito pelo próximo, ser modesto.

2.      Integridade – comportar-se com responsabilidade e justiça.

3.      Perseverança – nunca desistir.

4.      Domínio de Si mesmo – controlar suas emoções.

5.      Espírito indomável – ser perseverante e motivado.

Com base nestes princípios teremos pessoas muito mais preparadas para viverem na sociedade.

 

A título de cultura incluo o texto abaixo, retirado da Internet, que descreve o que vem a ser esta ARTE MARCIAL.   

 

O QUE É TAEKWONDO?

Hoje os esportes de lutas orientais são muito populares entre nós. Os ocidentais aderiram completamente às chamadas artes marciais como o kung-fu da China, o karate do Japão e o TaeKwonDo da Coréia.

Nos tempos primitivos, não importava o local onde vivessem os homens tinham que desenvolver técnicas pessoais de luta para que obtivessem o alimento, e para se defenderem contra inimigos, inclusive animais selvagens. Tinham que inventar armas, de forma a tornar efetiva a defesa e facilitar a subsistência. Mesmo após a invenção das amas, contudo, o homem nunca deixou de promover o desenvolvimento do corpo e da mente, através da prática de diversas modalidades esportivas ou artes marciais.

O TAE KWON DO cuja tradução significa (a arte dos pés e das mãos ) surgiu na Coréia, há aproximadamente 2000 anos. É a mais antiga das artes marciais, tendo provavelmente influenciado no surgimento das outras, conforme alguns documentos históricos e gravuras em túmulos e paredes de templos naquele país.

No ano de 670 A.D., a Coréia era dividida em três reinos: Silla ,Koguryiu, Back Je. Silla, o menor daqueles reinos, era constantemente invadida e saqueada pelos vizinhos e durante o reinado de Chin Heung, os jovens aristocratas e os militares formaram uma tropa de elite chamada HWA RANG-DO. Essa tropa guerreira em treino normal com lanças, arco e flecha, espada, também se adestraram na prática da disciplina física e mental e várias formas de lutas com os pés e as mãos como (soo-bak) e outras. Para endurecer seus corpos, escalaram montanhas escarpadas, nadaram em rios turbulentos nos meses frios, se concentravam impiedosamente na tarefa de defender sua terra e seu código de honra (espirito do Hwa Rang Do) era constituído de 5 itens:

Naquela época, como vimos anteriormente, o SOO BAK (forma primitiva de Tae Kwon Do) tinha grande popularidade, onde é lícito supor que os enviados de Okinawa tenham aprendido o SOO BAK e o introduzido em seu país. Tal especulação é tanto mais lógica quando lembramos que o "Nul" (modalidade folclórica coreana) foi igualmente adotado, nas mesmas condições, pelo povo de Okinawa onde se conclui que o karate japonês seria derivado do Tae Kyon ou Soo Bak, formas primitivas de Tae Kwon Do.

Todos estes fatos demonstram que o Tae Kwon Do não é apenas uma técnica originária da Coréia, ele também se desenvolveu independentemente durante longo período histórico.

O karate conseguiu mais projeção e popularidade porque a Coréia foi invadida e ocupada pelo Japão de 1909 a 1945. Durante esses 36 anos da ocupação japonesa, toda a cultura coreana permaneceu estagnada, pois os invasores proibiram a prática do Tae Kyon além de outras artes. Foi neste período que o karate começou a ser difundido pelo mundo tendo sido introduzido na Coréia em 1921.

Quando o Japão foi derrotado na II Guerra Mundial (1945) os coreanos voltaram a treinar Tae Kyon ostensivamente (pois nunca deixaram de treinar clandestinamente) e, dez anos depois, durante a Guerra da Coréia, um grupo chefiado pelo general CHOI HONG HI, juntaram esforços, e após diversas dissidências conseguiram em 1955 a união das diversas escolas e estilos, sendo adotado o nome de TAEKWONDO.

Em 1967 fundou-se na Coréia a Korea TaeKwonDo Association que começou a formar instrutores e enviá-los para todo o mundo para difundir o esporte.

O TaeKwonDo foi oficialmente introduzido no Brasil em junho de 1970 pelo Grão Mestre SANG MI CHO - 8º Grau Internacional, designado à difícil missão de ensinar o esporte, na época mais marcial, com a finalidade de melhorar nosso povo tanto físico como espiritualmente.

Em 1988, na Coréia do Sul, onde o TAEKWONDO é praticado por mais de 20 milhões de pessoas, nosso esporte foi disputado na Olimpíada a título de demonstração, sendo que a partir de Sidney 2000 é oficialmente disputado.

O taekwondista, como é chamado o praticante de TAEKWONDO, deve ser uma pessoa íntegra, meio desapegada materialmente, tentar ajudar o próximo sem perspectiva de troca e ter o coração pronto para a piedade e compaixão, tais LEIS só é permitida àquele que conheceu o "VERDADEIRO CAMINHO", baseado em filosofias altruístas, idôneas fundamentando-se em seu passado e naquele que tudo lhe ensinou (MESTRE).

 

Atitudes que estou procurando aprimorar

1)      Nunca externar o sentimento com a expressão: “estou cansado”. Estou praticamente retirando esta expressão do meu vocabulário. Ex.: Completei uma corrida de 18 Km, em Paraty/RJ, almocei e voltei dirigindo para São Lourenço/MG percorrendo mais de 400 Km. Completei uma Meia Maratona, 21 Km, em Campinas/SP, almocei e voltei dirigindo para São Lourenço/MG percorrendo mais de 200 Km.

2)      Não reclamar.

Se eu considero que alguma coisa não está conforme eu desejo ou espero, eu faço a seguinte pergunta para mim mesmo. Está ao meu alcance a mudança da situação ou a solução do problema? Se SIM, eu procuro a melhor solução para resolver o problema e caminho no sentido de aplicá-la. Se NÃO, eu concluo que o melhor a fazer é esperar que com o decorrer do tempo haja uma solução. Exemplo: Congestionamento: não está ao meu alcance. Neste caso, veja que morando em Niterói e trabalhando no Rio, eu iniciei o TAEKWONDO. Encontrei uma solução ao meu alcance.

Não devo aceitar o que puder ser melhorado se já tenho em mãos uma proposta que comprovadamente irá melhorar. Devo aceitar o que está fora do meu alcance e não posso mudar, mas continuo avaliando e tentando encontrar uma proposta de melhoria. Esta atitude influencia na redução do estresse.

3)      Estou constantemente verificando qual o meu potencial em tudo que faço, procurando e verificando se existe espaço para melhorar. Exemplo: Na Maratona do Rio de 2007 eu estarei melhor do que na de 2006, pois avaliei e conclui que tenho potencial para reduzir o tempo que levei para executar a prova. No dia da Maratona eu acordei às 4:30 da manhã para me preparar e estar local de largada, Praça do Pontal do Tim Maia, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, para o início da prova às 8:00.  

4)      Conheço cada vez mais minhas limitações em tudo que faço. Assim, procuro trabalhar no sentido de reduzi-las ao máximo.

5)      Continuo lendo, estudando e fazendo tarefas que exigem a mente e o corpo.

6)      Nada deve nos levar ao estresse, pois todas as decisões tomadas sob uma situação de estresse têm o pior resultado possível. Estar sempre vigilante para evitar que isso aconteça.

7)      Não tomar decisões precipitadas das quais eu venha a me arrepender.

8)      Nunca considerar que estou 100% em tudo que foi listado acima.

 

Ressalto que iniciei a mudança de minhas atitudes a partir da cirurgia que fiz em abril de 2004, fato comentado em Palavras de Amor.

 

Pontos observados com a minha mudança de atitude

1)      Revisão em relação ao modo como eu estava cuidando de minha saúde.

2)      Não tenho azia, não tenho dor de cabeça e nem resfriado há mais de 2 anos.

3)      Faço prevenção em tudo que está funcionando, isto é, no meu corpo e nos demais equipamentos que venham a me deixar na mão no caso de pifarem. Melhora o item 2 listado acima e o item 2 listado anteriormente. Se meu carro parar na rua eu não vou reclamar. Se meu computador pifar não vou reclamar, pois mantenho backup (cópia reserva) de tudo que é importante.

4)      Pratico esporte. A prática de esportes promove o encontro de pessoas com o espírito esportivo e que, geralmente, são pessoas alegres e felizes. Trás felicidade.

5)      Transferir tudo que observo como positivo em mim para os outros. Estou escrevendo estas palavras.

6)      Estou aposentado, mas mesmo assim mantenho uma lista de coisas a fazer. Estou escrevendo estas palavras. Pratico esporte.

7)      Nunca levanto da cama após as 8 horas da manhã. Talvez por hábito, desde os 11 anos de idade (CMRJ). Tenho no máximo 7 horas de sono por dia. Talvez pela genética. Levanto satisfeito, geralmente às 6 horas da manhã, para iniciar um novo dia e começar a fazer alguma coisa importante.

8)      Eu me acho uma pessoa feliz. Considero que a felicidade é digital (0 ou 1), ou estamos felizes ou não estamos. Várias vezes usamos a expressão “muito feliz”, para expressar felicidade, mas eu discordo desta expressão. A felicidade não pode ser medida por quantidade. A definição digital é muito mais exata, pois são dois estados distintos. Pela minha formação de engenheiro eletrônico eu sei que um sinal analógico pode ser convertido para um sinal digital.

9)      Meta de viver, no mínimo até aos 100 anos, saudável e feliz, para ter mais tempo e poder transferir a minha experiência de vida para as próximas gerações.

 

Espero estar contribuindo de alguma maneira para que nós todos estejamos felizes em todo momento em nossas vidas. Estas palavras foram escritas com amor!!!

Comece hoje a exigir do seu corpo!!!!!

Faça esporte e uma alimentação mais saudável!!!

 

Continue lendo VALE A PENA!!!

Próximo Próximo

Retornar Retornar

Topo Página